Casa da Criança promove encontro com Coordenador de um Centro Educativo

 

No passado dia 17 de julho de 2018,

promovemos, nas instalações da Casa da Criança – Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, um encontro com o Coordenador do Centro Educativo de Santa Clara, sito em Vila do Conde, o Dr. Abílio Baptista Capelo e dois dos jovens atualmente acolhidos nesse mesmo Centro Educativo.

Considerando as mudanças recentes no paradigma de intervenção no acolhimento residencial e da sua população-alvo, e atendendo a que, neste momento, o LIJ Casa da Criança acolhe maioritariamente jovens com idades compreendidas entre os 15-18 anos, com percursos desenvolvimentais marcados por padrões educativos desadequados, tais como absentismo escolar, violência e adoção de comportamentos desviantes, foi determinante a partilha na primeira pessoa dos jovens acolhidos no Centro Educativo, bem como do Coordenador responsável pelo mesmo.
Na primeira parte da manhã, as jovens tiveram a oportunidade de ouvir alguns esclarecimentos acerca das leis que regulam os processos tutelares educativos, bem como o modo de funcionamento num Centro Educativo, tendo a oportunidade de experienciar, durante o período de almoço, as dinâmicas/regras implementadas nestes centros. Na parte da tarde, num contexto mais informal, os jovens acolhidos partilharam o seu percurso de vida e as suas experiências no Centro Educativo.

As jovens do LIJ Casa da Criança demonstraram interesse e satisfação durante e após este encontro, agradecendo, desde já, a disponibilidade demonstrada pelo Dr. Abílio e os dois jovens que o acompanharam.

 

 Equipa do LIJ