Inauguração Sala/Biblioteca Dr.ª Beatriz Amaral

 

No passado dia 15 de dezembro,

foi inaugurada, nas instalações da Casa da Criança, a Sala/Biblioteca Dr.ª Beatriz Amaral. É assim denominada como forma de homenagear a Dr.ª Beatriz e o seu percurso de vida que tão precocemente terminou.
A Dr.ª Beatriz sempre teve uma atitude e personalidade de luta e persistência pelos seus sonhos e objetivos, para além de prestar auxílio e socorro às pessoas com quem lidava diariamente, através da profissão que exercia enquanto médica, sempre demonstrou preocupação e vontade de ajudar as crianças e jovens menos favorecidas.
Quem com ela lidava sabia que estas eram das suas principais paixões e, por isso, como forma de a homenagearem, um grupo de colegas seus dos Hospitais de Lisboa realizaram um donativo monetário à Casa da Criança, por se tratar de uma casa de acolhimento de crianças e jovens em risco e por estar situada na cidade do Peso da Régua, da qual a Dr.ª Beatriz era natural.
Perante este gesto, foi decidido pela Instituição que seria construída uma sala/biblioteca com o nome da Dr.ª Beatriz Amaral, tornando-se assim num instrumento de apoio à educação e crescimento das crianças e jovens que aqui vivem. Para além disso, também o seu nome e sua pessoa continuarão a ser lembrados pelas nobres causas que sempre fizeram parte da sua vida.
Também os pais da Dr.ª Beatriz quiseram juntar-se a esta homenagem, realizando um donativo monetário e um donativo em livros para complementar os já existentes nos móveis da biblioteca. Os colegas dos Hospitais de Lisboa, após saberem qual o destino final do donativo que haviam feito, também colaboraram com um donativo em livros.
Na inauguração da Sala/Biblioteca Dr.ª Beatriz Amaral foram vários os familiares, amigos e colegas presentes, bem como alguns membros da Direção da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua, o Presidente e um Vereador da Câmara Municipal do Peso da Régua.
Foi um momento emotivo, no qual algumas pessoas quiseram dar testemunho da pessoa que foi a Dr.ª Beatriz, com a convicção que também cada criança e jovem da Casa da Criança saberá quem ela foi e porque motivo esta sala/biblioteca tem o seu nome associado.  


“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Fernando Pessoa

 

 

 A equipa do LIJ