Lar D. Antónia Ferreira adapta-se à “nova normalidade”

 

Nunca ninguém suspeitaria...

...que um dia teríamos de passar por um confinamento nas nossas vidas, muito menos os nossos idosos que, tendo já vivido e experienciado tantos momentos históricos e, por vezes, penosos, jamais julgariam passar por mais esta provação. Desde o primeiro momento, tivemos necessidade de, mais do que nunca, protege-los da pandemia que nos afeta e por isso, rapidamente percebemos que seria necessário criar novas estratégias e dinâmicas de distração para que os nossos “mais velhos” pudessem estar sempre entretidos e ocupados com as suas atividades prediletas.

Num ambiente seguro, calmo e resguardado, têm dado asas à sua imaginação, utilizando, fazendo e recriando trabalhos manuais em contexto colaborativo, que são depois expostos na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) para serem contemplados e relembrados como uma prova de resiliência por parte daqueles que decidiram não baixar os braços e ceder ao receio. Estas atividades promovem o desenvolvimento de várias competências motoras, sociais e intelectuais que promovem a manutenção da sua saúde, nomeadamente a mental que tem de ser preservada ao máximo para que a alteração dos hábitos e rotinas dos nossos idosos não conduza a situações de stress e ansiedade.

Assim, apesar de todos os condicionalismos que nos foram impostos, continuamos determinados em proporcionar um conjunto alargado de cuidados aos nossos idosos, tendo sempre em vista o seu conforto e o seu bem-estar físico e emocional.