O Lar Dona Antónia Adelaide Ferreira foi inaugurado a 11 de Fevereiro de 1995 e localiza-se na cidade de Peso da Régua, próximo do Hospital D. Luiz I, do Centro de Saúde e do Centro Escolar da Alameda, bem no centro da localidade. Trata-se de uma estrutura residencial composta por quartos, consultório médico, enfermaria, gabinete técnico, receção, sala de fisioterapia, sala de convívio, biblioteca e espaços de apoio (cozinha, lavandaria, bar, sala de costura, barbearia e dois WC’s de banho assistido) com capacidade para acolher 60 utentes e prestar um serviço de cariz residencial e assistencial. Esta valência dispõe também de um conjunto de oito suites com lotação para dois idosos, equivalentes a um apartamento T1, assim como de cinco quartos individuais, com casa de banho privativa.
A missão do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua consiste em atender e acolher pessoas com idade igual ou superior a 65 anos de idade, cuja condição biopsicossocial não seja passível de outra resposta social e não padeçam de doenças infectocontagiosas ou mentais incompatíveis com o regular funcionamento do estabelecimento. Temos como condição garantir serviços multidisciplinares de caráter temporário ou permanente e funcionar como estrutura de alojamento coletivo que proporcione, para além dos cuidados básicos de saúde, higiene e conforto do residente, todas as condições facilitadoras de integração e do seu bem-estar global.
Esta instituição pretende ser um serviço de referência na satisfação das expectativas dos utentes através da qualidade dos serviços prestados, do respeito pela individualidade de cada idoso e respetivo atendimento personalizado, proporcionando-lhe condições que fomentem a sua inclusão social e, simultaneamente, apoiando a sua família e comunidade.

 


O Lar D. Antónia Adelaide Ferreira implementou um sistema de Gestão de Qualidade de modo a garantir uma melhoria contínua dos seus serviços, abrangendo utentes, colaboradores, a organização da própria IPSS e a comunidade envolvente:

1. Utentes – a Instituição pretende satisfazer as suas necessidades, promover o seu bem-estar e proporcionar o acesso, enquanto utentes da Instituição, a um serviço de qualidade.

2. Colaboradores – a Instituição pretende proporcionar a participação em formações, promover boas condições de trabalho, quer ao nível de equipamentos e instalações, como ao nível de um bom ambiente de trabalho que possibilitem o correto desempenho das suas funções.

3. Organização da Instituição – a Instituição tem como objetivo fundamental cumprir integralmente a legislação em vigor bem como as orientações transmitidas pelos serviços envolventes.

4. Comunidade – a Instituição pretende estabelecer parcerias estratégicas, aceitar estágios e promover o contacto com a comunidade.

Cuidados Pessoais – apoio às atividades de vida diária (higiene pessoal, alimentação, tratamento de roupas, medicação, mobilizações, serviço ocasional de cabeleireira, manicura).

Acompanhamento Médico – serviço prestado, uma vez por semana, pelo médico da Instituição e pelo médico de família em consultas domiciliárias efetuadas na própria Instituição.

Cuidados de Enfermagem – prestado pela equipa de enfermeiros da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) mediante horário rotativo, com a possibilidade de serem chamados ao serviço a qualquer hora do dia.

Cuidados de Fisioterapia – a fisioterapia na terceira idade assume um papel essencial na qualidade de vida. Os idosos têm por isso ao seu dispor cuidados de fisioterapia baseados numa avaliação criteriosa, na qual são traçados os objetivos e é elaborado um plano de tratamento personalizado atendendo às suas necessidades individuais.

Serviço de Animação Sociocultural – atividades desenvolvidas na sala de convívio e nas salas de apoio aos quartos, em conformidade com as capacidades físicas e psicológicas dos utentes e de acordo com o plano individual de cada um. Numa etapa da vida em que saborear o tempo se torna imprescindível, os idosos têm assim a possibilidade de experimentar uma série de atividades lúdicas adequadas à sua faixa etária e que lhes permite ocupar o seu tempo livre.

Serviço de Nutrição – semanalmente, é realizada uma ementa de acordo com a dieta prescrita a cada utente.

Serviço de Animação da Fé da responsabilidade do Capelão, são celebradas missas diárias às 7h30, 10h e 16h na capela do Lar, atendendo espiritualmente os utentes da Instituição.

Serviço de Lavandaria realizado diariamente, este serviço é responsável pelo tratamento do vestuário individual do utente.

Serviço de Refeições – obedecendo a um programa nutricional e horário definidos pela Instituição, este serviço é repartido por seis refeições diárias (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia).

Serviços Administrativos garantem o funcionamento de atendimento e informação, da contabilidade, pagamentos de despesas e tratamento documental.

Serviço de Receção – garante o tratamento dos documentos dos utentes, marcações de consultas no centro de saúde, envio de receitas para a farmácia, controle de stock de material de higiene pessoal e de limpeza da Instituição e ainda o registo de entradas e saídas de visitas. Está disponível de segunda a sexta das 9h às 13h e das 14h às 17:30h.

Serviço Telefónico – os utentes podem utilizar os telefones que existem em cada piso para que possam comunicar com os outros setores da Instituição e com o exterior.

Serviço de Cabeleireiro/Barbeiro – disponível uma vez por mês, ou sempre que se justifique.

Serviço de Visitas – os visitantes deverão dirigir-se à portaria da Instituição, fazer a sua apresentação e identificar o cliente a visitar. Posteriormente a rececionista comunica a chegada da visita ao cliente. As visitas de familiares e amigos dos utentes, nos horários estabelecidos (todos os dias das 14:00 às 18.00) ou até mesmo noutros horários desde que a situação e/ou interesse do cliente assim o justifique, são livres. Porém, nestes casos, as visitas devem ser autorizadas pela Direção Técnica. Os familiares poderão apenas entrar nos quartos do utente, quando este estiver acamado/dependente e/ou estiver a passar por um período de doença temporária.

Para dar início ao processo de admissão do utente, este ou um seu familiar, deve dirigir-se ao Lar Dona Antónia Adelaide Ferreira com os seguintes documentos:

Documentos Necessários/ Valência Lar de Terceira Idade Serviço de Apoio Domiciliário
Regime Comparticipado Regime Autossustentado
Fotocópia do Documento de Identificação X X X
Fotocópia do NIF X X X
Fotocópia do Cartão de Pensionista X X X
Fotocópia do NISS  X X
 X
Fotocópia do Cartão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) X X X
Declaração médica sobre oestado de saúde – especificar as patologias que apresenta X X X
Comprovativo da Pensão X X X
Uma (1) fotografia X X X
Declaração de IRS/ Certidão negativa X _________ X
Fotocópia do recibo da renda ou comprovativo de encargo com a habitação _________ _________ X
Declaração comprovativa da despesa mensal em medicação _________ _________ X
Fotocópia do Documento de Identificação do(s) Responsável pelo cliente X X X
Fotocópia dos NIF do(s) Responsável pelo Cliente X X X

O utente tem direito a:

  • usufruir das instalações do Lar Dona Antónia Adelaide Ferreira;
  • usufruir do plano de cuidados estabelecido;
  • exigir respeito pela sua individualidade;
  • exigir qualidade nos serviços prestados;
  • exigir limpeza na sua habitação e tratamento da sua roupa;
  • participar nas festas, passeios e visitas que se realizem;
  • ser respeitado na sua ideologia e crença religiosa.


O utente tem o dever de:

  • colaborar com a equipa do Lar na medida dos seus interesses e possibilidades, não exigindo a prestação de serviços para além do plano estabelecido;
  • satisfazer os custos da prestação, de acordo com o contrato previamente estabelecido;
  • manter um bom relacionamento com os funcionários, outros utentes e com a Instituição em geral, zelando sempre pelo mútuo respeito.

Os recursos humanos constituem um elemento fundamental para o sucesso de qualquer organização, uma vez que a qualidade dos serviços prestados está intimamente associada à qualidade humana daqueles que os prestam.

O Lar Dona Antónia Adelaide Ferreira dispõe de uma equipa multidisciplinar formada por:

  • Diretora Técnica (Cristiana Queirós);
  • Médico;
  • Equipa de Enfermagem;
  • Fisioterapeuta;
  • Nutricionista;
  • Encarregada Geral I;
  • Encarregada de Serviços Gerais;
  • Ajudantes de Lar;
  • Auxiliares de Serviços Gerais;
  • Cozinheiras;
  • Ajudantes de Cozinha;
  • Animadora;
  • Capelão.