Instituição testa colaboradores para detetar casos de Covid-19

 

De forma a garantir a segurança e proteção de todos os seus colaboradores e utentes,

a SCMPR tem vindo a realizar periodicamente testes à Covid-19 para detetar precocemente eventuais casos desta doença e, consequentemente, evitar surtos.

Atualmente, a equipa de colaboradores do Lar D. Antónia Ferreira está dividida em dois grupos para que, rotativamente e numa dinâmica de espelho, possam pernoitar no Lar durante 15 dias e assim reduzir os contactos dos idosos com o exterior. Antes de cada equipa iniciar funções, todas as colaboradoras são testadas para reduzir as probabilidades de entrada do novo Coronavírus nesta ERPI.

Apesar de apresentar uma mecânica de funcionamento distinta, a UCCI Carlos Cardoso dos Santos testa também todos os seus colaboradores, numa base semanal. Por sua vez, os Utentes são testados aquando da sua admissão, sendo garantida a sua entrada com um teste negativo, tal como acontece no Lar. Durante o período de internamento são testados quinzenalmente, e no momento da alta, é feito novo teste por forma a garantir que o Utente abandona a UCCI sem presença de infeção ativa.

De igual modo, as restantes valências da SCMPR têm vindo a recorrer a testes laboratoriais e rápidos para a deteção precoce de casos de COVID-19, com destaque para o Lar de Infância e Juventude Casa da Criança que testa, não só colaboradores, como as crianças e jovens que nele coabitam.

Estes rastreios periódicos representam um esforço financeiro acrescido para a SCMPR - que ultrapassa já os 20 000 € - mas que a instituição irá manter, a par com a distribuição de EPI’s, com o intuito de contribuir para a monitorização e controlo da crise sanitária provocada pela pandemia SARS-Cov-2.